UNEM

8 de setembro de 2021

 


Trabalho realizado pela UNEM garante redução do ICMS para o etanol 

Na segunda-feira (23), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, atendeu a uma demanda da Unem e reuniu-se com representantes do setor para discutir a redução do ICMS nas operações interestaduais do etanol hidratado. Na ocasião, a Unem reiterou a importância da redução da alíquota para dar mais competitividade ao produto mato-grossense em mercados mais distantes. Em contrapartida à renúncia, a Unem apresentou um compromisso de investimentos programados. 

 

Uma semana depois, no dia 30 de agosto, a Unem participou da reunião mensal do Condeprodemat, que deliberou-se pela proposta setorial de benefícios de crédito outorgado no ICMS interestadual do etanol hidratado.

 

A decisão decorreu de intenso trabalho liderado pela Unem, com apoio do Sindalcool, na intenção de defender a vocação de Mato Grosso na produção de biocombustíveis frente aos interesses de incentivo aos combustíveis fósseis.

 

Confira a decisão:

Artigo 4°-B – A partir do ano de 2022, os benefícios de crédito outorgado nas operações interestaduais com álcool hidratado combustível – AEHC passarão a ser os seguintes, observadas as respectivas condições:

I – a partir de 01/01/2022, o percentual máximo de crédito outorgado para operação interestadual será de 62,5000%.

II – a partir dos eventos mencionados nas alíneas abaixo, o crédito outorgado para as operações interestadual será:

  1. 65,8333%, quando houver acréscimo de produção de 500 milhões de litros remetidos para outros Estados, tendo por base inicial a produção remetida para outros Estados fechada em 31 de dezembro de 2021.
  2. b) 70,8333%, quando houver acréscimo de produção de mais de 600 milhões de litros remetidos para outros Estados, tendo por base a produção remetida para outros Estados fechada para cumprimento do volume estabelecido na alínea “a” deste inciso.
  3. c) b) 73,3333%%, quando houver acréscimo de produção de mais de 400 milhões de litros remetidos para outros Estados, tendo por base a produção remetida para outros Estados fechada para cumprimento do volume estabelecido na alínea “b” deste inciso.

    Parágrafo 1° O limite de crédito outorgado será de 73,3333%, observado o disposto no inciso II do caput deste artigo.


UNEM, Arefloresta e Sema discutem Plano de Suprimento Sustentável 

A Unem realizou uma reunião na segunda-feira (16), com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) para discutir o Plano de Suprimento Sustentável (PSS). O PSS foi regulamentado pela Sema, por meio da IN 05 de 09 de julho de 2021 e traz responsabilidades de comprovação de disponibilidade de Biomassa para as indústrias demandantes por meio de contratos de intenção de compra e garantia de fornecimento.

 

No dia 23, uma nova reunião foi realizada, para alinhar as propostas elaboradas pelos associados. A Unem propôs uma adequação na IN 05 e uma próxima reunião está marcada para o dia 13 de setembro.


Presidente da UNEM se reúne com secretário de desenvolvimento econômico do Pará

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Pará, Sr. José Fernando de Mendonça Gomes  recebeu o presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, em uma visita para apresentação das perspectivas de crescimento da produção de etanol de milho no Centro Oeste e a possibilidade do Pará se tornar um polo de armazenamento e logística para o Arco Norte/ Nordeste.

 

Na oportunidade foi proposta a celebração de convênio bilateral com o Governo de Mato Grosso com objetivo de suspender a cobrança de ICMS para armazenagem de etanol no Pará, sendo apenas tributado na ocasião da comercialização. O tema foi bem recebido pelo representante de Estado e as tratativas continuam.


Drivetech manifesta intensão em se tornar uma associada da UNEM

A empresa Drivetech, especialista em soluções de automação industrial eletroeletrônicas, manifestou interesse em conhecer melhor o trabalho da Unem e em se tornar uma associada na categoria parceiros da entidade.

 

A apresentação da Unem foi realizada por meio de reunião virtual com o objetivo de aproximação da entidade com potenciais parceiros e associados. Seja bem-vinda!


UNEM participa da VII Reunião de Monitoramento do Abastecimento de Etanol de 2021

A Unem participou da agenda mensal organizada pelo Ministério das Minas e Energia, por meio do departamento de Biocombustíveis. O encontro é uma oportunidade para que todo o setor (produtores, distribuidores e governo) apresente os números de produção e estoque para compartilhar dados entre os agentes e buscar o equilíbrio do abastecimento.

 

Também foi realizada no mesmo dia a reunião de alinhamento FS INST | UNEM sobre a demanda de Protocolo de Suspensão ICMS no EHC e EAC.


UNEM e PCI se reúnem para formar comitê de investimentos da empresa

A UNEM participou no dia 24 de agosto de uma reunião com os fundadores da PCI para a formação de um comitê que designara os investimentos nas metas da empresa. Já no dia 30 de agosto, foi realizada a reunião do Conselho de Administração da PCI.


Reforma Tributária segue na pauta da UNEM

Na sexta-feira (27), foi realizada a reunião quinzenal para atualização de interesses do setor no Congresso Nacional, como a Reforma Tributária e do Imposto de Renda, além dos encaminhamentos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).


UNEM participa da Assembleia Geral da FPA 

A Unem participou da assembleia geral da Frente Parlamente das Agropecuária (FPA), que contou com a presença presidente da FPA, deputado Sergio Souza. O líder solicitou, e recebeu, apoio em relação a manifestação a ser feita em contrariedade ao julgamento do STF que altera o marco temporal das terras indígenas. Na ocasião foi demonstrado o impacto que o setor agro sofrerá com a ampliação das reservas indígenas.

 

Durante a reunião ficou definido que o Instituto Pensar Agro (IPA) não se manifestará em relação ao ato de 07 de setembro e se manterá neutro em posicionamentos políticos que possam indicar uma posição ideológica de apoio ou contrariedade com a diversidade de posições atualmente em polarização no país .


Reunião com o Ministro do Meio Ambiente discute pautas para a CPO 26

O presidente executivo da UNEM, Guilherme Nolasco, participou de uma reunião convocada pelo IPA/FPA, com a presença do Ministro de Meio Ambiente , Joaquim Leite, que apresentou para as entidades do IPA a estratégia do Brasil na COP 26 em Glasgow na Escócia. 

 

O ministro apresentou o modelo de “Stand” do Brasil no evento e abriu a possibilidade de painéis demonstrando cases de sucesso da nossa produção sustentável, buscando a construção de narrativas de baixo impacto de carbono da produção do Agronegócio Brasileiro.

 

Foi aberto o convite para que uma comitiva brasileira possa acompanhar o evento.


E mais:

  • Nos dias 16 e 23 de agosto a Unem participou das reuniões semanais realizadas pelo Instituto Pensar Agro (IPA) para falar sobre as pautas de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional.

 

  • Já no dia 17 de agosto, aconteceu a reunião de monitoramento do Grupo de Trabalho da PCI.
  • E no dia 24 de agosto, a reunião sobre o interesse da C.Bio Energy em implantar uma pequena usina de etanol integrada a um confinamento de bovinos.