UNEM

 

06 de Julho de 2021

 


 

Unem se reúne com Serasa Experian para conhecer novo sistema

No dia 17 de junho, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, se reuniu, de forma on-line, com os representantes da Serasa Experia , e com o Sales Leader Lucas Novaes, para conhecer o sistema criado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para monitoramento de contrato de grãos (milho). 

A nova ferramenta permitirá que os compradores de milho acompanhem o andamento das entregas dos volumes vendidos antecipadamente pelos produtores. A plataforma será operada pela Serasa. 


Inpasa e Unem participam de reunião na Sema

Acompanhado por Rafael Ranzolin e Fernando Alfini, representantes da empresa associada Inpasa Agroindustrial S/A, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, participou de reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para tratar de assuntos referentes ao setor do etanol de milho, como licenciamentos e apoio à agendas ambientais.

Após a reunião na Sema, os representantes da Inpasa visitaram o escritório da Unem para atualização de agenda institucional.

 


Grupo de Tralho da Reforma Tributária se reúne 

Em reunião virtual, realizada no dia 18 de junho, o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária se atualizou das tramitações e preposições da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) junto à Reforma Tributária no Congresso Nacional. O grupo se reúne a cada 15 dias. 

 


Presidente da Unem concede entrevista ao Portal UOL

Em entrevista ao Portal UOL, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, destacou o crescimento da fabricação do etanol de milho no Brasil, a diminuição da oferta de milho de segunda safra, por conta das questões climáticas e as perspectivas de aumento no consumo de etanol no mundo, por ser um combustível mais sustentável. 

A entrevista, que ocorreu de forma on-line, foi realizada no dia 24 de junho. Confira a entrevista AQUI.

 


Fórum Agro MT quer novo modelo de Conselho Tributário Estadual

O Fórum Agro MT organizou uma reunião para definir a criação de um novo modelo de Conselho Tributário Estadual para que as entidades representativas do setor privado tenham participação ativa no julgamento em 1ª instância (administrativo) dos autos de infração fiscal/tributário no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A reunião on-line ocorreu no dia 24 de junho.

O Fórum Agro MT foi criado em 2014 com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do agronegócio do estado, buscando soluções para o fortalecimento e crescimento do setor. 


Unem participa de reunião sobre PLs na Assembleia Legislativa

A Unem participou, juntamente com a Federação das Indústrias do estado (Fiemt) e o Sindalcool, da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no dia 24 de junho.

Na pauta, o Projeto de Lei n. 113/2020 do deputado Wilson Santos, que dispõe sobre a colocação de medidores de vazão nas indústrias de etanol do estado como recomendação da CPI da Sonegação Fiscal, e o Projeto de Lei n. 256/119 do deputado Delegado Claudinei, que cria a Política Estadual do Etanol Social (PEES).

“Durante a reunião, ficou acordado que encaminharemos nota técnica à CCJ, demonstrando os vícios dos referidos PLs”, informou Guilherme Nolasco. As matérias deverão voltar à pauta no mês de agosto.


Presidente da Unem apresenta dados do setor de etanol de milho ao governador

O presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, participou, no dia 28 de junho, de uma reunião com o governador do estado, Mauro Mendes, para apresentar temas relacionados ao setor de etanol de milho. Entre os assuntos abordados, Nolasco destacou a situação atual do setor, perspectivas e atratividade para a continuidade dos investimentos. 

Também participaram o vice-governador, Otaviano Pivetta, o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o presidente do Sindalcool, Silvio Rangel, e o diretor-presidente e o gerente de relações institucionais da FS Bioenergia, Rafael Abud e Eduardo Motta, respectivamente.

O presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira, e o presidente do Conselho da UISA, José Arimatea Calsaverini, participaram de forma remota. A reunião presencial ocorreu no Palácio Paiaguás e foi organizada pela UNEM em parceria com o Sindalcool.


Unem se reúne com Grupo Stellantis

No dia 30 de junho, o presidente executivo da Unem, Guilherme Nolasco, participou de reunião virtual com a diretoria do Grupo Stellantis para apresentar informações do setor de etanol de milho. 

“Tivemos uma reunião bastante produtiva com a equipe de novos negócios, pesquisa e inovação do grupo, que é fabricante de diversas marcas de automóveis. Atualmente, a Stellantis estuda alternativas de motores de baixo impacto ambiental, por isso o interesse em entender como funciona a cadeia do etanol de milho e a sustentabilidade envolvida na produção do biocombustível”, explicou Nolasco.

Durante a reunião, foi apresentado o cenário atual e as perspectivas futuras para o setor. Posteriormente, foi encaminhado um material sobre os benefícios ambientais do uso do etanol nos motores a combustão. Uma nova reunião deverá ser agendada após a equipe analisar o material enviado.  

A Stellantis surgiu no início deste ano com a fusão da Fiat-Chrysler e o Grupo PSA. A empresa passou a englobar 20 marcas das duas fabricantes, se tornando a 4ª maior montadora do mundo. 


E MAIS!

  • No dia 16 de junho, foi realizada uma reunião on-line com a associada FS Bioenergia para atualização de agenda institucional. 
  • Já no dia 18, foi a vez da Unem se reunir com a associada IFF para realizar a atualização da agenda. 
  • Em junho, ocorreram duas reuniões on-line das entidades do Instituto Pensar Agropecuária (IPA): nos dias 21 e 28 de junho.