UNEM

UNEM Etanol Milho Alcool

2º Dia na Indústria de Etanol de Milho apresenta usina em Lucas do Rio Verde

Informação sobre o etanol de milho em Mato Grosso é o principal objetivo do Dia na Indústria do Etanol de Milho, evento organizado pela União Nacional do Etanol de Milho (Unem) nesta quinta (25), em Lucas do Rio Verde. A segunda edição levou membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) para conhecer as instalações da FS Bioenergia.

“Queremos levar conhecimento para as pessoas que tomam decisões nas questões do licenciamento ambiental das empresas de etanol de milho para que tenham mais propriedade ao avaliar processos conhecendo efetivamente como opera uma indústria, quais são as emissões de poluentes, como esses poluentes são tratados e qual o potencial produtivo e seus efeitos econômicos, sociais e, principalmente, ambientais”, explica Ricardo Tomczyk, presidente da Unem.

Para Deroni Mendes, analista de Política Públicas do Instituto Centro Vida (ICV), a visita foi importante para ter noção da cadeia produtiva. “Nada está isolado e essa visita foi interessante, pois conseguimos respostas para muitas perguntas. É uma abertura para o diálogo e para ter esse equilíbrio tanto governo, empreendedores e membros do Consema precisam entender o sistema. No final das contas, todos estão preocupados com a sustentabilidade, que é eficiência econômica, equilíbrio ambiental e justiça social”, enfatiza.

Tomczyk ressalta que as empresas não solicitam a dispensa de licenças ou estudos ambientais, mas sim o licenciamento adequado em relação ao potencial poluidor da indústria. “Entendemos que é preciso ter adaptações e evoluções no processo de licenciamento para que ele realmente reflita a realidade de uma indústria que é pouquíssimo poluente”.

Para Cleverson Cabral, diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), o cuidado com o meio ambiente e com a utilização da área da produção, beneficiando todos os produtores rurais ao redor, é impressionante. “Isso vai trazer desenvolvimento pro Estado e para o País”.

A verticalização da produção agrícola de Mato Grosso é uma preocupação constante. Para o superintendente de Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Eldo Parro, a estrutura vista na indústria é impressionante. “O sistema é mito bom, o aproveitamento de todo o milho é maravilhoso, porque agora o produtor rural pode entregar o produto do lado de casa. Essa verticalização vai gerar emprego e renda para o Estado”, afirma.

O gerente de Novos Negócios da FS Bioenergia, Eduardo Mota, avalia como engrandecedor a visita à empresa. “É uma indústria pioneira de tecnologia e produto, então, à medida que a gente atende estas solicitações da Unem para disseminar os produtos, os insumos e as nossas relações comercias para a comunidade, é satisfatório”, diz.

Participaram também do 2º Dia na Indústria do Etanol de Milho a Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Instituto Floresta, Sindalcool/MT, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Mato Grosso (FETIEMT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).